Arquivo da categoria: vaso

Vaso porcelana

Trata-se de um universo de relações marcado por impressões e percepções regidas por idéias de harmonia, dentro da abstração ¨Reflexos¨ traduz esse sentimento representado pela artista, neste vaso de porcelana  que compõe a coleção ¨Reflexos¨, trabalhado com esmaltes nas cores azul e verde.

Vaso faiança Art Nouveau

Vaso faiança oitavado 40cm, muito bem trabalhado no estilo Art Nouveau em seus oito lados

art nouveau (arte nova) foi um movimento que surgiu na Europa, entre 1890 e 1910. Essencialmente decorativo, voltado ao design e à arquitetura, influenciou também o universo das artes plásticas. Recebeu nomes diferentes nos diversos países onde se manifestou: style nouille (estilo macarrônico) na França; style coup de fouet (estilo golpe de chicote) na Bélgica; modern style (estilo moderno) na Inglaterra; jugendstil (estilo da juventude) na Alemanha; style liberty (estilo livre) na Itália.

art noveau preocupava-se com a originalidade da forma, tinha relação direta com a Segunda Revolução Industrial e com a exploração de novos materiais, como o ferro e o vidro (principais elementos dos edifícios que passaram a ser construídos segundo a nova estética), e os avanços tecnológicos na área gráfica, como a técnica da litografia colorida, que teve grande influência nos cartazes, como no exemplo abaixo:

Reprodução

Este é o rótulo de uma loção que expressa bem a idéia do art nouveau, que destaca o valor ornamental de linhas de origem floral, determinando formas delicadas, sinuosas, ondulantes e sempre assimétricas.

Diferente de outros movimentos de vanguarda do início do século 20, que se iniciaram na pintura, o art nouveau não foi dominado pelas artes plásticas. Mesmo os pintores mais estreitamente relacionados com o estilo, Toulouse-Lautrec, Pierre Bonnard e Gustav Klimt, por exemplo, criaram cartazes e objetos de decoração.

Ainda assim, na pintura, o estilo esteve relativamente presente nas obras de Vassili Kandinsky e Franz Marc, alcançando seu período de sucesso entre as duas últimas décadas do século 19 e as duas primeiras do século 20, quando é substituído, gradativamente, pelo estilo art déco e, em seguida, definitivamente abandonado.

Cerâmica, pintura em baixo esmalte

Cerâmica modelada artesanalmente, e pintura em baixo esmalte

Cerâmica  modelada exclusivamente para o atelie, exibe um trabalho contemporâneo alegre e descontraido onde as flores com suas formas particulares e suas cores intensas resultam nesse belíssimo vaso em forma de gota com 35cm de altura finaliza este trabalho com o requinte de uma faixa de ouro.

 

 

A cerâmica pintada em baixo esmalte foi produzida no atelie

Curso de pintura em baixo esmalte sobre cerâmica

aulas avulsas\cursos mensais

agende a sua…