Exposição Verdejando no Esporte Clube Pinheiros em SP 2010

A exposição Verdejando no Esporte Clube Pinheiros foi um sucesso de Público devido aos mais novos trabalhos da artista plástica CarlaPrates,que encantou com pinturas em acrílica e cerâmicas pintadas em baixo esmalte.

 

Geralmente associada à natureza, a cor verde traz em si uma sensação de conforto, relaxamento, calma e paz interior. Evoca o equilíbrio e a meditação. É nesse universo de emoções que a exposição de Carla Prates se cristaliza. Articulada com outros matizes, ela aponta para a relação da artista plástica com o mundo.

Trata-se de um universo de relações marcado por impressões e percepções regidas por idéias de harmonia, crescimento, exuberância, fertilidade e resistência às dificuldades. Mais importante do que introduzir a discussão da figuração ou da abstração, as gradações trazem em si diversos estados de espírito.

Seja nas imagens reconhecíveis de folhas de palmeiras e canaviais ou nas obras mais abstratas, a discussão que se apresenta é o poder das nuanças em si mesmas e a exploração de suas tonalidades de forma diferenciada. Instaura-se assim uma pesquisa a fascinar o observador pelas suas amplas opções.

Penetrar nesse conjunto dos verdes e das conversas que a cor propicia significa olhar atentamente o mundo e a palheta possível em termos de variações e de constante procura de soluções visuais regidas pela ousadia no trato com a imagem e na liberdade de expressão de instigantes sentimentos.

Oscar D’Ambrosio, jornalista, é mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA-Seção Brasil).