A onça pintada 60x60cm

A onça pintada um dos animais que tem a raça com tempo contado e se não tomarmos uma medida urgentemente, podem desaparecer para sempre…

sobre os animais em extinção saiba mais…

a onça

Quase sempre os meios de comunicação trazem notícias sobre alguma espécie ameaçada de extinção. Mico, peixe-boi e tartaruga são alguns bichos ameaçados de extinção. Mas há muitos outros animais correndo risco de desaparecer para sempre, assim como muitas plantas também.

ciência está  longe de saber tudo sobre a biodiversidade, isto é, sobre  o conjunto de espécies e ecossistemas que existe em nosso planeta. Mesmo sabendo pouco, as informações que os cientistas mostram, revelam uma perda inacreditável e  faz-nos pensar, o quanto dependemos da natureza para que haja equilíbrio.

As Principais causas do desaparecimento de espécies são as ações do homem na natureza, como o desmatamento para urbanização, agricultura ou pecuária (destruindo o habitat natural e rompendo o ciclo da cadeia alimentar); tráfico ilegal de espécies (retirada de animais silvestres para a venda no mercado ilegal, muitos animais morrem no trajeto e outros são submetidos à condições péssimas de sobrevivência); a poluição de rios e mares também causa perda de espécies e consequente perda de biodiversidade; entre outras.

Extinção das Espécies, Por Que Devemos nos Preocupar?

As florestas precisam ser preservadas porque tem papel fundamental na distribuição das chuvas, em continentes inteiros. Sem falar que as matas  protegem o solo contra erosão, ajudam a fixar nutrientes na terra e umidificam o ar.

Todo o ecossistemas dependem das atividades das espécies (animais e plantas) que vivem nesses ambientes. Afinal o homem também participa da cadeia alimentar e está totalmente interligado com a natureza, os efeitos de suas ações estão se intensificando – mais enchentes, efeito estufa, perda da biodiversidade – mas parece que os grandes governos e empresas não estão percebendo os sinais da Natureza!